Igreja desaba na hora de um culto e mais de 150 pessoas morrem nos escombros


Um desabamento matou mais de 150 pessoas de uma igreja evangélica no sudeste da Nigéria, neste sábado(10). De acordo com jornalistas que estão no local, centenas de pessoas estão amontoadas pelo chão em hospitais, os necrotérios da cidade de Uyu estão lotados e os cadáveres estão sendo colocados em sacos plásticos no Hospital Universitário de Uyo.
           
O fotojornalista Ini Samuel da Reuters conta que “Ontem os cadáveres estavam embalados em quatro em cada saco."
Gary Ubong, um morador, afirmou que o telhado da igreja desmoronou quando um pastor estava sendo consagrado como bispo na presença de autoridades do governo. "Eu vi mais de 100 corpos sendo carregados para fora", disse Ubong, que correu para o local após o acidente. "Eu também fui a dois hospitais e vi montes de corpos difíceis de contar."
Segundo um funcionário do hospital universitário de Uyo, há mais de 200 feridos. "Todos nossos médicos foram contatados para enfrentar esta situação de emergência".
O presidente nigeriano Muhammadu Buhari expressou suas condolências em nome de toda a nação nigeriana pelos inúmeros mortos e feridos no trágico acidente ocorrido em Uyo, capital do Estado de Akwa Ibom, indicou a presidência.

A igreja evangélica Reigners Bible Ministry organizava neste fim de semana uma congregação de fiéis no templo de Uyo, que ainda estava em processo de construção.


"Vinte minutos depois da chegada do governador do Estado à igreja, o teto começou a ruir, mas conseguiu se salvar.
Todas as equipes de resgate fazem o máximo para tentar salvar as vítimas ainda soterradas nos escombros.
O governador Emmanuel Udom decretou dois dias de luto, depois de sair ileso do acidente. Nesta segunda, organizará uma cerimônia em homenagem às vítimas. Em um comunicado divulgado por seu porta-voz, o governador pediu para que se mantenha a calma e pediu para que todos orem pelos feridos.
Imagem da TV mostra pessoas carregando um corpo depois do desabamento de uma igreja na cidade de Uyo, no estado de Akwa Ibom, na Nigéria (Foto: NTA via Reuters) Imagem da TV mostra pessoas carregando um corpo depois do desabamento de uma igreja na cidade de Uyo, no estado de Akwa Ibom, na Nigéria (Foto: NTA via Reuters)



Comentários