Agentes da Polícia Rodoviaria Federal - PRF, apreenderam na manhã desta terça-feira(24), durante uma fiscalização na rodovia BR-010, três pássaros silvestres que estavam sendo transportado ilegalmente no bagageiro de um carro. Três pessoas foram presas e encaminhados à delegacia de polícia civil.
O caso
O flagrante de crime ambiental ocorreu no quilômetro 251 da BR 010, quando foi abordado um veículo transportando três pássaros da espécime "Cúrio" pertencente à fauna silvestre brasileira.
O proprietário das aves não tinha licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA. Segundo o condutor do veículo João de Deus Xavier de Freitas de 40 anos, cada um dos pássaros pertencia a um dos ocupantes do veículo e que nenhum deles possuía registro dos pássaros. Ele apresentou somente uma "carteira de Identificação de Associado" da Associação Amigos Defensores dos Pássaros da Amazônia - ADPAM, uma organização não governamental localizada no município de Mãe do Rio, constando seu nome como cooperador. Informou que ganhou o pássaro há aproximadamente quatro anos, que o tratava como se fosse seu filho e que tinha a intenção de legalizar sua propriedade junto ao órgão responsável.
Como a captura, a criação e comercialização de animais silvestres, sem a autorização dos órgãos ambientais, são atos considerados crimes ambientais , constatado o flagrante de crime previsto no Art. 29, III, da Lei 9.605/98, os três homens foram presos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil local para instauração de inquérito policial. Os pássaros silvestres foram apreendidos e entregues à SEMMA do município de Ipixuna do Pará.
Comentários
Postar um comentário