Políciais Federais prenderam, na manhã desta quinta-feira(16), três pessoas que faziam parte de um esquema para fraudar e obter parcela do Seguro Defeso pago para falsos pescadores e legítimos associados. Os crimes tiveram como base a sede da Associação de Pescadores da Colônia Z-58, em Nova Ipixuna/PA.
Mas a atividade de conseguir falsas pessoas dedicadas à pesca se estendia a várias regiões próximas àquela cidade e também à Itupiranga, no Pará, entre outras localidades, ainda sob investigação.
Ao todo, quatro equipes compostas por 20 policiais federais, cumprem três mandados de prisão preventiva e 5 (cinco) mandados de busca e apreensão. Entre os locais de busca, está a Associação de Pescadores da Colônia Z-58 e as casas de algumas de suas lideranças nas cidades de Nova Ipixuna/PA e Itupiranga/PA.
De acordo com os cálculos estimativos do chefe da investigação, o prejuízo aos cofres públicos, ao longo de quase dez anos de atividade dos criminosos, chega aos 10 milhões de reais em prejuízos diversos. Um dos alvos da operação já havia sido denunciado por outras fraudes no passado e preso por coagir testemunhas do crime durante a respectiva ação judicial, na Justiça Federal. De pescador, o alvo virou empresário e vereador. Se condenados pelos crimes, os suspeitos podem pegar pena de reclusão de até 15 anos.
Comentários
Postar um comentário