Cerca de mil caranguejos foram apreendidos pela Polícia em Bragança no nordeste do Pará




Policiais civis da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA), e agentes do Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio), prenderam quatro homens durante operação denominada "Defeso Caranguejo-uçá" realizada na madrugada deste sábado (17) em Bragança, nordeste paraense.
Segundo a assessoria da Polícia Civil, os quatro suspeitos não teriam obedecido à determinação do período de defeso dos caranguejos-uçá; além de respeitarem o cumprimento da lei, eles tentaram comercializar as espécies.
Cerca de mil caranguejos e 275 quilos de peixe da espécie “Mero” foram apreendidos com Reinaldo Batista Nunes, Carlos Antônio Quadros, Gerson Alves do Rosário e Valdecir de Andrade Chagas.


Os quatro homens foram autuados com base no artigo 34 da lei de crimes ambientais, por pesca, transporte e comercialização. A pena prevista é de um a três anos e/ou multa. Todas as espécies foram apreendidas em operações realizadas nas barreiras policiais da estrada e ao longo das fiscalizações na feira do município.
Todos os caranguejos apreendidos foram devolvidos à natureza. E as carnes de peixe foram doadas para entidades filantrópicas do município.



Em janeiro cerca 1500 caranguejos foram apreendidos em uma operação feita em vários municípios.
(Com informações da Polícia Civil)

Comentários