Americano CRPP3 e 21 mortos no Pará



A Secretaria de Segurança Pública (SEGUP), confirmou na manhã desta quarta-feira 21 mortos, sendo 15 suspeitos de tentar invadir o presídio, 05 detentos e 1 agente penitenciário. Quatro agentes feridos e um em estado grave no Hospital Metropolitano. No início da madrugada, uma mulher foi presa por policiais após suspeitarem de um carro parado com alerta ligado, e no interior do veículo uma mulher.
Com a suspeita foi apreendido uma grande quantidade de munições e uma quantia de R$3.000 reais 

O estado de saúde dos quatro agentes penitenciários atingidos durante uma tentativa de resgate no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará 3 (CRPP 3), no Complexo de Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém.

Presídio superlotado precisava de muro com urgência, diz relatório do CNJ

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que o agente Edson Oliveira foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Castanhal e já foi liberado.

Enquanto isso, os agentes Ewerton Martins, Daniel Rodrigues e Robson Nazareno foram transferidos para o Hospital Metropolitano de Belém, sendo que o agente Robson está passando por cirurgia. Já o agente Silber da Silva foi transferido para um hospital particular; o estado de saúde dele é considerado estável.

Familiares de presos tentam fechar a BR após motim com 21 mortos

No entanto, o desfecho dessa história não foi favorável para o agente Guardiano Santana, de 57 anos, que morreu no local durante a troca de tiros.

TENTATIVA DE FUGA

O CRPP III foi alvo de uma tentativa de resgate de presos na tarde desta terça-feira (10), no Complexo de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém. Durante a ação, agentes penitenciários foram feitos reféns e houve intensa troca de tiros, chegando a 21 o número de mortos nesta terça-feira (10).

Entre as vítimas, um agente prisional teve o óbito confirmado pela Segup. Na tentativa de resgate, foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C. O combate entre policiais e detentos durou mais de duas horas no local.

Segundo a Susipe, a ação foi realizada de maneira coordenada. Um grupo de presos iniciou o motim dentro do presídio, enquanto criminosos tentavam fazer o resgate dos detentos pelo lado de fora do complexo, que fica às margens da rodovia BR-316.


  
                                

Sete armas, sendo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres, além de um cartucho com munições, foram apreendidos com o bando que tentou invadir a casa penal. A Segup disse ainda que irá investigar a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias das trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos.

O delegado Rodrigo Leão, diretor da Seccional de Santa Izabel do Pará, está com equipe policial acompanhando a situação, além de duas equipes da Divisão de Homicídios e uma da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Comentários