Marinha salva mulher em trabalho de parto em embarcação a deriva no rio Amazonas em Santarém no Pará
Uma equipe da Inspeção Naval da Capitania Fluvial de Santarém, salvou no momento de trabalho de parto, uma mulher gravida, no início da madrugada deste sábado (14), de uma embarcação à deriva próximo à ilha Ponta Negra, no Rio Amazonas, no Oeste do estado.
Com a gravida mais três pessoas foram resgatadas pela equipe da Inspeção Naval da Capitania Fluvial de Santarém. No momento do resgate a família ficou à deriva no Rio Amazonas. De acordo com a Capitania, já era madrugada quando recebeu o chamado da lancha José Marcos da Comunidade de Aritapera, encontrava-se à deriva por falta de combustível, no rio Amazonas.
A mulher foi conduzida ao Hospital Municipal, onde deu à luz uma criança do sexo feminino que recebeu o nome Monique Selena.
Segundo o Comandante da Marinha:
“O tempo estava muito chuvoso. Essa família correu um risco enorme ao sair com a grávida debaixo de um tempo revolto porque ela estava tendo contrações. Mas Deus usou nossos militares como instrumento para resgatar 4 ribeirinhos. Se nossa equipe não tivesse chegado há tempo, poderia ter ocorrido uma tragédia. O resgate dessas pessoas é motivo de muita alegria para nós e orgulho de estarmos sempre a postos para poder cumprir a salvaguarda da vida humana nos rios da nossa jurisdição”, disse o comandante da Capitania Fluvial, Robson Ferreira.
Ainda de acordo com a Capitania, a equipe de Inspeção Naval da CFS foi enviada ao local, para coletar informações sobre a ocorrência e prestar o socorro necessário. A lancha foi localizada com quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres. Nenhum dos tripulantes estava portando coletes salva-vidas no momento da abordagem. A lancha amarrada em um galho de árvore.
Os passageiros foram transferidos para bordo da Lancha Motor Tucunaré II, da CFS e a embarcação apreendida para a base da Inspeção Naval. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as responsabilidades.
A família esteve na Capitania Fluvial na manhã deste sábado para agradecer à equipe de Inspeção naval que fez o resgate. E à tarde, o comandante Ferreira levará os militares até o Hospital Municipal para visitar a pequena Monique Selena.
Denúncias
A Marinha do Brasil chama atenção da sociedade para a importância de participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 ou pelo aplicativo de mensagem instantânea.
A Marinha recomenda também o uso efetivo de coletes salva-vidas em embarcações de pequeno porte a fim de evitar acidentes com vítimas fatais.
Comentários
Postar um comentário