Encerra nesta sexta-feira (07), a partir das 9h, a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento realizado no auditório das Promotorias da Infância e Juventude na rua Ângelo Custodio, no Centro de Belém.
Com objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental, bem como atender a população que deseja realizar o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
A inscrição do CadÚnico será feita das 9h às 12h, pela equipe da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e por meio da Prefeitura de Belém, em parceria com o “Plano Existir do Governo do Estado”.
O CadÚnico é um sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras consideradas pobres, ou seja, aquelas que tem renda de meio salário mínimo mensal por integrante da família, ou aquelas em que os rendimentos totais não passam de três salários mínimos.
O cadastro serve para identificar as famílias que vivem em estado de pobreza ou extrema pobreza e precisam do auxílio para conseguirem suprir necessidades básicas. O programa também dá a possibilidade de pessoas de baixa renda ingressarem em programas sociais, promovidos pelo Governo Federal.
Serviço
Será ministrado seminário sobre os benefícios da prestação continuada (BPC), composto por duas palestras, com início às 10h. O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. O prazo para solicitar o benefício está em vias de expirar e quem não se cadastrar vai deixar de receber o recurso a partir de janeiro.
Após as palestras, serão homenageadas, em três modalidades, pessoas que se destacaram durante o ano de 2018, com ações ou parceria em prol da pessoa com deficiência.
A Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), iniciou no dia 29 de novembro, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente no dia 3 de dezembro.
Fonte: Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência
Comentários
Postar um comentário