Mais de 300 mil tartaruguinhas ganham os rios paraenses





Mais de 300 mil tartarugas da Amazônia e tracajás nasceram só no mês de dezembro, no Refúgio de Vida Silvestre Tabuleiro do Embaubal, que fica no município de Senador José Porfírio, no sudeste paraense. O número já ultrapassa o alcançado no ano passado e expectativa é que, até no final do período de eclosão dos ovos, cheguem a 500 mil novas tartaruguinhas que irão ganhar os rios paraenses.

Os nascimentos são fruto de ações de salvamento realizadas quando as tartarugas passam pelo processo de reprodução, com a postagem dos ovos nas praias do Tabuleiro, entre os meses de setembro o outubro. Normalmente os filhotes conseguem sair dos ninhos sozinhos, mas esse ano, por conta das cheias no rio Xingu, é necessário ajudá-los.
 



Todo o processo é feito pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Norte Energia, a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) na região do Xingu e também com moradores de comunidades que vivem no entorno da Unidade de Conservação.

Anualmente, milhares de tartarugas vem de diversos pontos do Pará - como a região do Marajó - para reproduzir-se em praias do Tabuleiro. Duas praias são as preferidas: as praias da Juncada e do Piteruçu.

FONTE : AGÊNCIA PARÁ

Comentários