O pequeno avião caiu por volta das 11h, da manhã desta quarta-feira (13), em cima de um almoxarifado em um terreno privado, após uma pane hidráulica informada para torre de controle de voo. A aeronave teria acabado de sair do Aeroclube para um voo quando o piloto percebeu um problema. No avião estariam o piloto e copiloto que morreu na queda, no bairro do Bengui, em Belém.
De acordo com informações dos bombeiros, o avião Monomotor PT-JIC saiu do aeroclube para fazer um sobre voo, quando informou a base que estava com problema de pane hidráulica, e que tentaria fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Val de Cans. Bombeiros receberam a informação e ficaram na espera, mas a aeronave caiu batendo inicialmente em duas residências e logo depois bateu em um deposito de um terreno particular de uma empresa, aonde no momento estavam duas pessoas trabalhando, que dizem que nasceram de novo.
Com o barulho da queda, moradores mesmo assustados correram para o local e tentaram ajudar e tirar o piloto Bruno Alencar, que estava preso as ferragens, ao lado o copiloto Lucas Ernesto Santos de Santos, que teve traumatismo craniano e não resistiu ao impacto do acidente e morreu na hora.
Bombeiros foram até o local, pois já tinham a informação da localização da aeronave, e acionou o GRAESP para apoio. Uma viatura com 15 mil litros de água foi para o local, para evitar qualquer foco de incêndio, pois os bombeiros temiam uma explosão. A Polícia Militar cercou a área, para evitar riscos para moradores curiosos e possíveis tumultos.
O avião estava inclinado em cima do deposito e foi feito escoras de madeira, para evitar que ele tombasse, pois o piloto ainda estava dentro. Ainda segundo os bombeiros, foi utilizado equipamentos hidráulicos para retirada do piloto Bruno Alencar, em que uma equipe de paramédicos fez a estabilização de pressão do mesmo, para poder retirá-lo com cuidado e logo foi levado por uma ambulância do SAMU 192 para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Ele teve um pequeno corte nos lábios e fará exames mais detalhados, com o quadro grave. De acordo com a Polícia Civil, Bruno teve duas passagens pela polícia por tentativa de roubo de aeronave, que está sendo investigado.
Os dois funcionários que estavam dentro do Almoxarifado, sofreram pequenas escoriações no braço e na cabeça e também foram atendidos no local e já foram liberados. O corpo do copiloto Lucas Ernesto, foi removido pelos bombeiros e levado para o IML, para ser liberado posteriormente para família.
Familiares de Bruno e Lucas estiveram no local, mas estavam em choque pelo acidente. Uma equipe da Aeronáutica acompanhou todo resgate. O avião será retirado por um guincho e levado para ser periciado e ter mais informações do que pode ter ocorrido de fato, para ter provado esse acidente que deixou destroços caídos e espalhados no local.
Ao longo do dia, você terá mais informações do acidente do monomotor, que caiu no bairro do Bengui, aqui no Marambaia Notícias do Pará.
Agora veja o vídeo do momento após a queda da aeronave.
Comentários
Postar um comentário