Uma operação em conjunto das Polícias Militar e Federal de Barra do Garças em Goiás apreendeu, no aeroporto Aragarças, uma aeronave modelo Neiva EMB-711ST, prefixo PT-RRB, transportando cerca de 16,635 quilos de ouro avaliada em R$ 2,8 milhões, sem procedência. A aeronave teria decolado no dia 28/05 do município de Novo Progresso no Pará e teria o destino final a Cidade de São José do Rio Preto em São Paulo.
Foi a partir de informações da PM de Mato Grosso, que o avião iria pousar em uma cidade vizinha de Barra do Garças, até ser interceptado quando iria abastecer no Aragarças. De acordo com o Piloto de 35 anos, que teve o nome preservado pela polícia, ele presta serviços para a empresa proprietária do avião. Mas com ele foi apreendido R$ 4,4 mil em dinheiro.
De acordo com a PM, eles não sabiam que tipo de carga estaria sendo transportado, mas para surpresa o ouro foi encontrado em um compartimento do avião, no galão de amaciante e em uma mochila do piloto, que inicialmente informou que tinha documento do material, mas acabou contando que não tinha procedência.
Todo ouro foi encaminhado para sede da Polícia Federal de Barra dos Garças, o piloto foi conduzido e responderá por crime de usurpação mineral previsto no art 2º da Lei nº 8.176/91
De acordo com informações colhidas pelo Blogger Marambaia Notícias do Pará, essa aeronave apreendida é apenas mais uma entre tantas que transportam ouro da região de Garimpo no rio Tapajós, em Itaituba. Cerca de quase 400 garimpos clandestinos retiram do solo paraense diversos minérios e levam de forma irregular para vários estados do país e até para outros países. Enquanto isso, a região fica a pobreza e o sonho de poucos que carregam nas costas a riqueza de empresários, que não pagam e não deixam um vintém do imposto devido.
Comentários
Postar um comentário