Homem é preso suspeito de agiotagem e extorsão à comunidade indígena em Oriximiná


Operação Banco Way Way, deflagrada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, na tarde desta sexta-feira (20), no Residencial Shekina, na Travessa César Guerreiro, no Bairro Santa Terezinha; no município de Oriximiná.


JÚLIO CESAR BRITO PEREIRA, foi preso por agiotagem, extorsão e sonegação, e apreendeu a quantia de R$ 161.000, (cento e sessenta e um mil reais), além de 82 (oitenta e dois) documentos pessoais de identificação de diversos indígenas, 78 (setenta e oito) cartões do Bolsa Família; 43 (quarenta e três) cartões da Previdência Social; 45 (quarenta e cinco) cartões bancários, todos de indígenas. 


O acusado operava na cidade de Oriximiná há cinco anos, emprestava dinheiro a juros exorbitantes (20, 25, 30 e até mesmo 50%), exigia que os índios entregassem os cartões com as respectivas senhas e muitas das vezes o próprio documento de identificação pessoal. Foram apreendidos também centenas de comprovantes bancários e cadernos de contabilidade. 

Foram cerca de três horas para conferir o dinheiro

A busca foi feita na casa do acusado que era conhecida como  “Banco Way Way”, ele financiava motocicletas, embarcações, motores, tudo o que os índios precisassem. Também concedia empréstimos para aposentados que já haviam comprometido as margens junto às instituições bancários. 

Júlio, foi preso em flagrante e irá responder por agiotagem, extorsão e crime contra o sistema financeiro. Ele foi levado e apresentado na Delegacia do município, para procedimentos e está à disposição da justiça.





Comentários