Governo anuncia primeiro caso de coronavirus no Pará


Foi em uma coletiva para imprensa, que o Governador Helder Barbalho, confirmou o primeiro caso de coronavirus no Pará. Ele é um homem de Belém, e tem 37 anos, e teria viajado para o Rio de Janeiro no Carnaval, e voltou dia 2, mas só quatro dias depois que ele sentiu os sintomas e teve que ser internado. Mas a constatação só veio depois de exames feito no LACEN.

O homem se sentiu mal com falta de ar e procurou um hospital particular. Ele fez o exame e atestou Covid-19. Hoje o Governador Helder Barbalho, fez uma coletiva para informar o caso, para os moradores evitarem o contato e aglomerações em locais públicos.

Na coletiva esteve presente autoridades da área do Ministério da Saúde, o Secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira; titular da Sespa, Alberto Beltrame, e Helder Barbalho, onde ele explicou que estará disponibilizados para laboratorios entorno de dezesseis testes em cada situação local de acordo com a demanda.

São cem testes a nível nacional. Segundo Wanderson, todos os casos de internações serão feitos testes. Para o Secretário de Saúde do estado Alberto Beltrame, o Hospital que atendeu o paciente faz acepcia de todo ambiente que recebe diversos pacientes. 

Sobre os locais de atendimento distantes da Capital, foi ampliado para onze o número de hospitais preparados num total de 144 municípios ligados a atendimento de forma para agilizar as providências necessárias.

O paciente que está infectado foi monitorado desde o início dos sintomas, em que se descobriu a doença. Ele foi medicado e liberado para sua residência e todos que lidam com ele, estão usando máscaras por se tratar de um caso leve. Ele ficou internado, por ter tido uma infecção pulmonar, mas está bem e chegou a conversar por telefone com o Governador.

No Brasil existem realidades diferentes e situações analisadas dependendo de cada região. No caso do Pará as pessoas que estão sendo acompanhadas, terão dois novos equipamentos doados pelo Ministério da Saúde, para ampliar os testes fritos de 23 para o número de casos locais.

Esta semana o governo do estado definiu a suspensão de aulas em escolas publicas, mudanças de horários ao público em shoppings e o comércio. A prevenção em uso do álcool gel e lavagens das mãos foram recomendodos para todos.

No Pará, há suspeita de 19 casos e agora apenas um confirmado, na cidade de Belém. Ele está em casa e passa bem.





Comentários