A aglomeração aconteceu neste domingo, na serra das andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, cerca de 140 km de Marabá, no suldeste paraense.
A multidão aproveitou o calor para se refrescar em uma das cachoeiras da localidade, mas esqueceu do decreto que está em vigor no município.
A quantidade de pessoas reunidas chamou atenção devido o momento que o mundo passa com a pandemia, mas de acordo com a prefeitura é difícil controlar o números de festa em cada balneário, com um número insuficiente de policiais.
Já em marabá o decreto liberado pela prefeitura é restrito a horários e consumo de venda de bebidas alcoólicas. São vários flagrantes de pessoas sem respeitar o distanciamento social e é comum perceber a falta de uso de máscaras.
De acordo com a vigilância sanitária três bares que estavam vendendo bebidas alcoólicas foram fechados, por falta de autorização para funcionar. Segundo a secretária de saúde a pandemia no município está estabilizada.
NOTA MPPA
O Ministério Público do Pará pediu providencias aos órgãos de fiscalização dos decretos estadual e municipal para a prevenção ao coronavírus. No último final de semana, um vídeo mostrou a aglomeração de pessoas em uma cachoeira no município de São Geraldo do Araguaia.
O promotor de Justiça Erick Ricardo Fernandes solicitou ao delegado local da Polícia Civil, que fossem tomadas providências para verificar a situação das pessoas que estavam desobedecendo ao decreto, bem como o proprietário da área mostrada nas imagens, que dá acesso ao Parque das Andorinhas.
O Ministério Público requereu também à Secretaria de Meio Ambiente Municipal que verificasse a situação do licenciamento ambiental para desenvolvimento de atividades no local e, ao Ideflor, que fortaleça a fiscalização na área.
Deverá ainda ser analisada pela Secretaria de Administração Municipal a situação de suposto servidor público que aparece no vídeo desdenhando da saúde púbica.
"Enviamos ainda ofício à Vigilância Sanitária, para que apresente relatório de fiscalizações realizadas no local”, frisou o promotor.
Fonte: MPPA
Comentários
Postar um comentário