Sintepp denuncia "queima de arquivo" da Semec em Belém


Um homem registra trabalhadores enchendo um caminhão com pastas de documentos, que supostamente seriam 'queima de arquivo', na Secretaria Municipal de Educação de Belém, Segundo o Sintepp. Eles ingressarão com uma ação judicial contra o órgão.

De acordo com o sindicato, órgão autorizou a limpeza de armários, estantes e gavetas com documentos que, segundo o sindicato, deveriam ser arquivados para revisão do próximo gestor eleito. Além de documentos, prefeitura teria descartado livros paradidáticos.


A limpeza dos arquivos foi registrada em vídeo e fotos, por funcionários do órgão e repercutida nas redes sociais do sindicato nesta sexta-feira (27).

Para o sindicato, as imagens caracterizam "queima de arquivo" de material. O Sintepp afirma que os documentos jogados fora eram importantes para setores administrativos da secretaria. A ação judicial, inclusive, busca reaver essa documentação.

Em Nota
A Semec informa, que a limpeza nos arquivos, e os documentos descartados já estavam guardados no arquivo há mais de 40 anos, sem necessidade de preservação. A Semec reitera que, anualmente, é feita limpeza para liberar espaço no arquivo geral e, assim, arquivar os documentos necessários à preservação da instituição.

Sobre o descarte de livros paradidáticos, denunciados pelo Sintepp, a Semec não se pronunciou.



Comentários