Um filhote de onça-pintada melânica, popularmente conhecida como “onça-preta” foi resgatado por moradores da zona rural, neste município. O animal que tem aproximadamente 02 (dois) meses e meio, foi encontrado na mata, na madrugada do último sábado (10), sendo que o filhote estava perdido da mãe e com isso os moradores que não pouparam esforços e realizaram o resgate do filhote. Não divulgado o sexo!
A espécie que é conhecida como onça preta ou pantera negra, após ser resgatada, foi levado à uma propriedade rural mais próxima, conhecida como “Fazenda Piraíba”, neste município, nas proximidades da Comunidade Alvorada da Amazônia distante 35 km da cidade de Novo Progresso. O animal foi colocado em uma caixa, tendo recebido todos os cuidados até a chegada à propriedade, sob os cuidados das pessoas que ali estavam. O animal não apresentou estranhamento. A onça tem melanismo, que é uma alteração genética rara. A concentração de pigmento preto na pele ‘esconde’ as pintas comuns nesta espécie.
Sua coloração preta e uniforme se deve ao melanismo, alteração genética rara que aumenta a concentração de pigmentos da cor preta no corpo, camuflando suas pintas, de acordo com parâmetros da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) a onça preta está classificada como “quase ameaçada de extinção”. Órgãos competentes foram acionados, sendo realizado o resgate do animal, fato que chamou a atenção de todos que ali estavam.
Comentários
Postar um comentário