Estudantes desenvolvem foguete e são premiados em Jacundá


O trabalho foi premiado e chama atenção para o professores, que acompanharam todo o processo. O Foguete desenvolvido por estudantes de Jacundá atinge mais de 250 metros.

Um impacto de excelência acadêmica e científica em um município, que incentivou a origem no Projeto STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em fevereiro de 2022

O grupo conquistou Medalha de Ouro ao participar da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no Rio de Janeiro. Os alunos lançaram um foguete que atingiu a impressionante marca de 258,90 metros.






A OBA/MOBFOG visa despertar o interesse dos jovens por Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes, promovendo a disseminação de conhecimentos de forma lúdica e cooperativa. Esta olimpíada mobiliza alunos de todos os anos do ensino fundamental, médio e superior em todo o país, concentrando-se nas atividades aeroespaciais.


O Projeto STEM iniciou com 15 integrantes, sendo 11 meninas e 4 meninos, com o objetivo principal de incentivar as meninas nas áreas STEM. No mesmo ano, todos os participantes do projeto estiveram envolvidos nas duas modalidades da OBA: a prova escrita e a MOBFOG, que inclui a construção e o lançamento de foguetes. Ao final de 2022, nove integrantes seguiram para o Ensino Médio, com apenas 4 participando da prova do OBA, e destes, 3 participaram de ambas as modalidades: Alessandra Alves de Jesus, Juan Lucas Brito Silva e Ronaldo Santos de Jesus.


Em maio de 2023, o foguete atingiu 172 metros, assegurando suas vagas para a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento ocorreu de 11 a 14 de dezembro de 2023, na Fazenda Ribeirão, na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde alcançaram incríveis 258,90 metros por centímetro, tornando-se medalhistas de ouro na modalidade do nível 4.



Comentários