Ex policial militar é preso por envolvimento em crimes na região Metropolitana de Belém

Policiais Civis da Divisão de Repressao ao Crime Organizado - DRCO, com apoio da Delegacia de Repressao a roubos a Bancos e Antissequestro  – DRRBA, deram Cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão temporária de envolvimento em crime de extorsão mediante sequestro qualificado, roubo majorado e assiciacO criminosa armada, também cumprimento de prisão preventiva  e prisão em flagrante, em Ananindeua.


José Maria Miranda Alcântara, foi preso nesta sexta feira (24), após Operação deflagrada pela polícia Civil, visando desarticular associação criminosa que realizou os crimes de extorsão mediante sequestro qualificado.


De uma vítima identificada como J.R.D.S.P., no dia 21 de março de 2024. Na Operação foram cumpridos 01 Mandado de Busca e Apreensão e 01 Mandado de Prisão Temporária, expedidos pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares da Comarca de Belém. JOSÉ MARIA MIRANDA ALCÂNTARA, seria ex Policial Militar conhecido como CB MIRANDA, na cidade de Ananindeua, bem como 01 mandado de Prisão Preventiva, expedido em 15/12/2023, pela Vara Criminal da Comarca de Benevides, em virtude da prática do crime de Sequestro e Cárcere Privado (art. 148, do CP). 

Com o suspeito foram encontrados uma arma de fogo tipo pistola, calibre .380, municiada, colete balístico, algemas e coldre, ensejando, ainda, sua prisão em flagrante pelo crime tipificado no Art. 12, da Lei n° 10.826/2003 (Posse irregular de arma de fogo de uso permitido). Ele foi encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual, onde ficará à disposição da Justiça.

O caso

Era por volta 11h da manhã, do dia 21/03/2024, quando quatro suspeitos armados com pistola, usando coletes balísticos, sendo que um deles usava, ainda, um cordão distintivo da polícia civil, sequestraram a vítima no bairro Maracangalha, em Belém, e o colocaram em um veículo Volkswagen Gol Branco e passaram a exigir, enquanto mantiam a vítima sob cativeiro, de seus familiares.

Foi ligações aos familiares com pedido de transferências de valores, via pix, para a liberação da vítima. A Polícia Civil Unidade Especializada em ANTISSEQUESTRO foi informada e passou fazer diligências com o objetivo de identificar e prender todos os envolvidos nos referidos crimes, culminando, primeiramente, na liberação da vítima do cativeiro com sua integridade física preservada, e sem o pagamento de valor algum a título de resgate, bem como na identificação de líder dessas ações o acusado JOSÉ MARIA MIRANDA ALCÂNTARA.

As investigações continuarão, para prender mais envolvidos nessa prática delituosa.



Comentários