Bases fluviais e Óbidos e Breves combatem o tráfico internacional de drogas


Foi durante abordagens de rotina no rio Amazonas, nas proximidades da cidade de Óbidos, oeste do Pará, que a polícia militar e civil do vem fazendo grandes apreensões. No total dentro das embarcações eram transportadas quase uma tonelada de drogas, em meio a divervas mercadorias. As embarcões, geralmente partem de Manaus com destino a cidades ribeirinhas do Pará.


Para combater o tráfico internacional de drogas, a secretaria de segurança pública instalou duas bases fluviais fixas no rio: a Candiru, em Óbidos e a Antônio Lemos, em Breves. A região é rota para o escoamento de drogas produzidas em países vizinhos. O Brasil faz fronteira com os três principais produtores de cocaína no mundo.


A vigilância 24 horas do rio amazonas em território paraense resultou no ano passado na apreensão de cerca de 13 toneladas de entorpecentes, entre maconha e cocaína. De janeiro e abril deste ano foram abordadas cerca de 330 embarcações e mais de 22 mil pessoas, só por agentes da base candiru. Desde o início do mês de abril, houve a apreensão de mais de 500kg de drogas, já periciadas.

A quase meia tonelada (409 kg) de droga, entre maconha do tipo skunk e pedras de oxi, foi localizada durante uma abordagem a uma embarcação que saiu de manaus, no amazonas, em destino à capital paraense.


Fiscalização na malha fluvial de Óbidos, constatou, em uma embarcação os entorpecentes que seguiam escondidos em materiais para camas de MDF no compartimento de encomendas
Equipes integradas da Base Candiru, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realizaram no início da tarde deste domingo (4), a apreensão de aproximadamente 22,8kg de drogas dos tipos cocaína e maconha em uma embarcação de Manaus com destino à capital paraense, Belém. Os entorpecentes estavam escondidos em materiais para a produção de camas de MDF, no compartimento de cargas do Navio.

Agentes do Grupamento Fluvial em conjunto com agentes da Polícia Militar e Polícia Civil realizaram uma abordagem de rotina na embarcação N/M Ana Karoline VII, que trafegava pelo rio Amazonas, saindo de Manaus para Belém. Durante a inspeção, o cão farejador “Isis”, da policia Militar, identificou, no compartimento de cargas e encomendas da embarcação, 18 tabletes, destes 2 contendo aproximadamente 2,646kg de cocaína e os outros 16 tabletes com 20,800kg de maconha, escondidos em materiais de produção de camas MDF, totalizando 22,890 kg de drogas apreendidas.
O material apreendido foi apresentado à equipe de Polícia Civil instalada na Base Candiru onde passa pelos procedimentos cabíveis. O valor estimado de prejuízo ao crime com essa apreensão foi de R$412.520,00.




Comentários