Líderes da cúpula se unem para esperada foto de família na COP30ben Belém


Líderes e representantes de vários países, se reuniram para tão esperada foto de família, em que devera ser feita no dia anterior, mas devido a correria de tantos encontros e compromisso acabou ficando para está sexta feira (07).
A reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e ao lado de prefeitos do C40 e de líderes globais, governador Helder Barbalho consolida papel estratégico do Pará na agenda climática

No segundo e último dia da Cúpula dos Líderes, em Belém, o governador do Pará, Helder Barbalho, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reforçou o papel do Pará, e da Amazônia, na construção de uma agenda climática global mais justa e efetiva.

Realizada em dois dias, a Cúpula antecipou o debate político da COP30, que ocorrerá em Belém a partir da próxima segunda-feira (10), até 21 de novembro, reunindo delegações de diversos países e consolidando o Estado como referência nas discussões sobre clima, florestas e desenvolvimento sustentável.


Durante a Cúpula, o Pará se apresentou como vitrine de soluções climáticas, com Helder Barbalho destacando que o Estado chega à COP30 com uma política ambiental estruturada, baseada em instrumentos concretos, como o Plano Amazônia Agora, o Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio), o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, o Sistema Jurisdicional de REDD+ e a Lei de Responsabilidade Ambiental. Políticas públicas que posicionam o Estado como laboratório de uma economia de baixo carbono, que combina preservação da floresta em pé, bioeconomia, rastreabilidade da produção e inclusão social, em sintonia com a demanda global por melhores condições climáticas.




No início da programação do último dia, Helder Barbalho participou da tradicional “foto de família” da Cúpula, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros líderes globais, simbolizando a convergência de esforços em torno da defesa da Amazônia e da estabilidade climática do planeta.

Comentários