Investigações levaram agentes das Polícias Civil e Militar, a deflagrar Operação “Escudo Fase III" dando cumprimento de mandados de prisão por tráfico de drogas e associação criminosa, em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins.
A Operação ocorreu na ultima terça-feira (11), com objetivo de desarticular ações de organizações criminosas no município, bem como cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão pelos crimes de associação criminosa, tráfico de drogas, extorsão, ameaça e planejamento de atentados em ações contínuas de repressão qualificada contra uma organização criminosa responsável pelo aumento de atos de violência no município, incluindo as conhecidas "caixinhas", tráfico de drogas e atentados contra as forças de segurança.
Segundo as investigações, a escalada de violência se intensificou após a morte de duas lideranças da organização em uma operação que ocorreu no Rio de Janeiro com mais de cem mortos e um ataque a uma viatura da PM durante o velório dos dois homens em Abaetetuba.
Segundo o diretor de Polícia do Interior, Hennison Jacob, a primeira fase da “Operação Escudo” teve início em novembro deste ano como resposta. “O resultado foi a prisão da irmã de um dos homens mortos, investigada por assumir o controle local e planejar retaliações. Também foram feitas prisões em flagrante de outros integrantes por tráfico e extorsão, todos ligados à arrecadação de fundos para o grupo criminoso”, explicou o diretor.
Durante a terceira fase da operação , foram cumpridos os mandados de prisão preventiva de dois investigados, sendo apreendidos dois aparelhos celulares. Um deles é apontado como "disciplina" da organização.
Os agentes também cumpriram o mandado de prisão contra um homem que já se encontrava custodiado no presídio de Abaetetuba. Um dos investigados segue foragido e investigações estão em andamento para localizá-lo.
De acordo com o titular da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, Mhoab Khayan, o desdobramento da operação reforça o trabalho contínuo de combate à criminalidade da região. As equipes da Polícia Civil realizaram prisão em flagrante de mais uma dupla, também membros do grupo criminoso. Ambos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, sendo apreendidos 15 papelotes de substância análoga à crack.
Os detidos e o material apreendido foram conduzidos à Superintendência Regional para a realização dos procedimentos cabíveis. Os indivíduos seguem em processo de transferência para o presídio do município, permanecendo à disposição da Justiça.












Comentários
Postar um comentário