De acordo com informações de moradores, um cordão de pisca pisca decorativo na fachada da casa, pode ter sido o motivo que gerou um curto e o início do incêndio de uma das casas da Vila de Retiro Grande na zona rural de Cachoeira do Arari, região do Marajó.
De acordo com informações de bombeiros, nesse período de festas natalinas incêndios são motivados por falhas em pisca-piscas de Natal são ocorrências reais e relativamente comuns no Brasil. O Corpo de Bombeiros confirmam que curtos-circuitos nesses enfeites estão entre as principais causas de acidentes elétricos e incêndios residenciais nesta época do ano.
Causas Comuns
• Curto-circuito: A causa mais frequente, geralmente devido a fios desencapados, fiação de baixa qualidade ou danos no produto.
· Superaquecimento: Pisca-piscas de baixa qualidade, sem certificação adequada, ou quando deixados ligados por longos períodos, podem superaquecer, especialmente próximos a materiais inflamáveis como árvores de Natal secas ou cortinas.
• Sobrecarga: O uso de adaptadores tipo "T" ou extensões de forma inadequada e sem qualidade para conectar vários conjuntos de luzes na mesma tomada sobrecarrega a rede elétrica, aumentando o risco de incêndio.


Comentários
Postar um comentário