Homem furta cabos andando por ciima da fiação elétrica em Santarém


Um homem foi flagrado se equilibrando em uma fiação de energia elétrica. Com uma faca, o suspeito cortava fios e cabos para furtar. O que chamou atenção, foi uma pessoa filmando embaixo do homem, que caminhava pelos fiios, correndo risco de pegar uma descarga elétrica. O crime aconteceu durante a madrugada desta quinta feira (22), no município de Santarém.

Furtar cabo de energia é crime no Brasil. Trata-se do crime de furto, tipificado no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940), especificamente no artigo 155.
As penas para o furto variam de acordo com as circunstâncias:
Furto Simples: reclusão de um a quatro anos e multa.
Furto Qualificado: reclusão de dois a oito anos e multa. O furto de cabos de energia geralmente se enquadra na modalidade qualificada, especialmente quando envolve destruição ou rompimento de obstáculo (por exemplo, quebrar a proteção do local onde os cabos estão instalados) ou escalada para acessar a fiação.
Além das consequências legais para o autor do crime, o furto de cabos de energia também gera graves problemas para a sociedade, incluindo interrupção do fornecimento de energia, prejuízos financeiros para as empresas e o risco de acidentes graves, como choques elétricos, tanto para quem furta quanto para terceiros.
A prática é combatida pelas autoridades e empresas do setor elétrico, com a colaboração da população para denúncias. 

Comentários