SEMMA apreende mais de cem quilos de peixes proibidos para comercialização em Marabá




Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), junto com a Guarda Municipal, apreenderam na manhã do último domingo (1/2), uma grande quantidade de peixes proibidos para comercialização nas duas maiores feiras de Marabá, sudeste paraense.

Foram mais de 148 quilos apreendidos no período do Defeso da Piracema (quando os peixes estão se reproduzindo nos rios), que iniciou em novembro e encerra no final deste mês de fevereiro. Foram retirados do mercado os peixes Tucunaré, curimatá, pacu, piau, entre outras espécies apreendidas na Feira da Laranjeiras. Alguns vendedores, quando perceberam a presença da equipe da SEMMA e Guarda Municipal, esconderam o que tinham de irregular.

Entre os principais resultados estão a apreensão de materiais proibidos para a prática de pipas, além de intervenções relacionadas a danos ao patrimônio público e crimes ambientais.

Como o produto estava próprio para consumo, o material foi destinado a organizações sociais do município, transformando a infração ambiental em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

CEROL APREENDIDO

Durante as fiscalizações, cerca de 20 mil metros de linhas cortantes de pipa foram apreendidos. Em cumprimento à Lei Municipal nº 17.942/2019 e à Lei Estadual nº 9.597/2022, a GMM intensificou o combate ao uso de cerol e linha chilena em áreas urbanas. Segundo o comando da corporação, o material possui alto poder de corte e representa um perigo invisível, especialmente para motociclistas e pedestres. Todo o volume recolhido será destruído.


Comentários