Cerca de 250 militares do Centro Integrado de Comando e Controle garantem a segurança dos foliões de 70 localidades distribuidas em todo o Estado.
No município de Cametá, no nordeste paraense. foi instalado um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC). Por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
A estrutura garante monitoramento em tempo real, marcando o início das ações da Operação “Carnaval Seguro 2026” no município, com integração das forças de segurança e mais agilidade no atendimento à população durante o período festivo.
Uma Operação com ações integradas, que atuará na Região Metropolitana de Belém, com reforço de 4,8 mil agentes de segurança pública atuando na repressão à criminalidade, orientação e prevenção de ocorrências.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ed-lin Anselmo, explicou que o CICC Móvel está equipado com sistemas de videomonitoramento e radiocomunicação, reunindo órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds).
“Em razão do grande número de turistas para as festas tradicionais de carnaval em Cametá, o CICC móvel está presente pelo quarto ano e foi instalado na arena de eventos da cidade para dar maior segurança à população”, destacou o secretário.
O comandante do 32º Batalhão, tenente-coronel Salles, destacou que o trabalho já ocorre de forma contínua desde o início do período carnavalesco.
“Já estamos em um processo contínuo de preparação para o carnaval, que se estende desde o primeiro domingo de janeiro. Nosso trabalho consiste em manter a segurança desde a concentração do arrastão até a Arena, acompanhando o público e prevenindo ocorrências como furtos e lesões corporais. A Polícia Militar atuará ostensivamente durante todo o percurso e garantirá o policiamento até o encerramento e a dispersão, sem incidentes”, afirmou.
Ações de prevenção e conscientização
A Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), vinculada à Segup, atua de forma estratégica durante a operação, com foco na prevenção social e na proteção de grupos em situação de vulnerabilidade diante do aumento do fluxo de foliões.
Em Cametá, as equipes realizam abordagens educativas em blocos, shows e áreas de grande concentração de público, orientando foliões e trabalhadores de estabelecimentos comerciais sobre os crimes mais recorrentes no período e divulgando os canais oficiais de denúncia, como o Disque 181 e o 180. Também são distribuídos materiais gráficos e adesivos com mensagens de prevenção, incentivando a cultura do respeito e da responsabilidade coletiva.
Participam da Operação “Carnaval Seguro 2026” as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), Centro Integrado de Operações (CIOp), guardas municipais e órgãos de fiscalização de trânsito municipais.







Comentários
Postar um comentário